domingo, abril 29, 2007


Formas, cores, cheiros...
Tudo ali me envolveu de tal forma que quando dei por mim, estava de boca aberta, de olhos arregalados, admirando a obra.
Não sou católica, mas hoje assisti a uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Montserrat e Mosteiro de São Bento.
No estilo Barroco e rococó português. Colunas com formas arredondadas, cobertas de ouro. Missa em latim, canto gregoriano, o cheiro do incenso.
Mentalmente fiz uma viagem no tempo.
Estava em 1763, sentada no centro junto com as outras mulheres (lembrando que naquela época não havia bancos e, os homens, ficavam em pé nas laterais). O padre de costas, no altar, pregando a palavra em latim. Em volta, uma arquitetura fascinante, construída ao longo de muitos anos.
Abrindo os olhos, encontrei algumas mudanças. Homens e mulheres juntos, o padre de frente pros fiéis. Mas a arquitetura era a mesma, tão fascinante quanto.
Dando continuação à volta na História, fui ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Assisti a uma exposição de gravuras desde o século XV. Albrecht Dürer, Picasso, Rembrandt, Jacques Callot, entre outros. Resumindo: Um espetáculo!
Pra encerrar com chave de ouro, terminei o dia no Odeon, um cinema na Cinelândia (grande pólo cinematográfico do início do séc. XX). Assisti “Cheiro do Ralo”, com o Selton Melo.
Voltei pra casa depois de tomar um cafezinho (fiel ao Brasil por muitos anos), e com uma frase na cabeça. Pra ser mais específica, uma música de Gilberto Gil:

“(...) O Rio de Janeiro continua lindo...
O Rio de Janeiro continua sendo! (...)”.

17 comentários:

Anônimo disse...

Delícia de dia você teve, mi.
Altamente cultural, é claro que renderia um excelente post, hehehe.
Como era rica a arquitetura dessa igrejas, não..
Muito ouro, pedras e madeiras nobres, muita riqueza de detalhes e grandes artistas em seus projetos.
Realmente deslumbrante...
E a igreja católica ainda tinha Bach contratado exclusivamente para criar orgãos, construir e tocar suas obras belíssimas.
Muito chic, hehehe.

Beijos, menininha linda e culta.
Smack!!!

Melissa disse...

Um banho de cultura faz muito bem. Já faz algum tempo que não faço o mesmo, de vez em quando ia com meu amor em museus ou eventos culturais, mas por falta de tempo não fomos mais... Tomara que logo voltemos a esse tipo de passeio. Um beijo e uma semana maravilhosa pra ti.
:)

Bárbara Lemos disse...

É muito gostoso ver a realidade carioca retratada por ti, pelo Paulo e pelo Thiago. Cada um à sua maneira. Já estive por aí e me encantei bastante...

E ah, espero nunca decepcioná-la com os meu escritos. rs

Bisous.

Anônimo disse...

Que dia agradável, acho q estou precisando de um dia assim com um pouco de cultura q sempre vai bem...
Adorei sua visita volte sempre que quiser.
Bjos!!!

SHEEVR disse...

Gosto desse clima de grandes igrejas, com canto gregoriano então...

Aju disse...

Lhe encontrei no blog do paulo fernando e resolvi lhe visitar, mto bom =]

Ah e a foto do perfil virando hulk? :P~

bjos

Chris Rodrigues disse...

Ê dia bão, sô!!!
E o melhor de tudo foi vc tê-lo compartilhado conosco.
Bjos, nina

Bruno Cazonatti disse...

Rio...beleza, tristeza, diversas riquezas naturais, inúmeras pobrezas sociais... mas, aqui é bom demais mesmo...

Um beijo e parabéns pelo relato
Brunø

Paula Negrão disse...

Nooossa!
Dia muito cultural esse o seu..muito bom!
Hei de conhecer o Rio =]

Pelo menos o Gil aí é de minha terra!
hahahaha

beijoos

Jô Beckman disse...

adoro essas exposições! beijos

Thiago Kuerques disse...

Eu tenho essa deliciosa mania de viajar. Fascinante estar e ESTAR nos lugares.
No tátátá do Rio, ele continua o mesmo. No talo existe ainda aquele sonho de cidade.
Me chama na próxima? Topo tudo por essas belezas.
Beijos Mi

Caroline disse...

Sou que nem vc: viajo observando um quadro, sou capaz de passar horas...

Mas tem um lado positivo: é altamente inspirador.

E sim, apesar dos pesares, o RJ continua lindo. rs

bjs

Anônimo disse...

Pois é amiga...fiquei morrendo de inveja de você! =Pp
Não tanto,pois fiz um programa que há muito gostaria de ter feito:ir ao maracanã!
Templo sagrado de uma das maiores paixões brasileira(e minha também,claro)!
Não há palavra capaz de descrever o que senti ao pisar lá.
Realmente um jogo pra ficar na história(pelo menos na minha!)

Anônimo disse...

Além de ser uma gatinha, vc escreve bem prá caramba!! Parabéns.
Bjs.

Paulo Fernando disse...

Ainda bem que existem pessoas como vc, que sabem explorar as riquezas (não naturais) de nosso estado da melhor maneira...

Bjos, minha querida!
Fazia um tempinho que eu não vinha aqui... já estava com saudades!

A Autora disse...

Oi linda
Eu amo o Rio, demais da conta. Vou para lá sempre que posso ver minha maninha MM. Lindo seu texto, envolvente ..coicidentemente escrevi estas emana sobre Cheiro de Ralo, que vi ha alguns dias...tô numa correria louca...sua nova oto tá demais da conta...massa demais
obrigada pelo carinho
beijos
carol Montone

Nelson Ngungu Rossano disse...

Olá

Voçê tem que me visitar mais vezes!

=)

A arte do passado por vezes assombra-nos, com a sua imponência.
ainda bem que vc gostou...

Boa semana pra vc

Bj