sábado, abril 21, 2007

“ Coração, é terra onde ninguém pisa ! “

Passei toda a minha Infância, e agora minha adolescência, ouvindo essa frase. Minha mãe sempre fez questão de repeti-la, diante de uma ou outra ingenuidade minha em alguma situação. Confesso que no início, não dava muita atenção, e mais, me chateava com a idéia de que minha mãe sabia mais do que eu! Agora, no caminho da maturidade que pretendo um dia alcançar, percebo claramente, o quanto minha mãe sempre vai saber mais do que eu e quão sábia é a insistente frase.

Desde pequena sou uma pessoa social. Fazer amigos parecia um esporte pra mim, praticava diariamente. Na escola, no Ballet, no Jazz, na Natação, no curso de Inglês, de Informática, na Academia...e nas muitas outras entidades por onde já passei. Com toda essa convivência, com pessoas diferentes, acabei tornando-me extremamente observadora. Observar o jeito de cada um de olhar, andar e se expressar, tornou-se algo natural pra mim. Não quero dizer, que reparo em modo de vestir, ou algo do gênero, porque pra isso, sou paradoxalmente distraída. Refiro-me a personalidades reveladas em cada um.Acredito que isso desenvolveu nas pessoas uma sensação de confiança em mim, porque desde então acumulo confissões, e segredos, guardados a sete chaves. E, como que por conseqüência, acumulo também experiências, que somadas as minhas, no auge dos meu 18 anos, transformaram meu modo de pensar e encarar o mundo. Uma dessas transformações, e talvez a mais drástica, ocorreu justamente no meu relacionamento com os outros.

Viver em sociedade, e conviver com pessoas diferentes diariamente, não é mais tarefa fácil quanto era nas aulinhas de Ballet. A amizade tão comum na minha infância, hoje parece ter entrado em extinção. O que observo (e essa mania ainda não perdi) por todos os lados é um incrível senso competitivo que, desde criança, privilegia o mais bonito, o que tem a mochila da moda e cujo pai tem o melhor carro. E se olharmos bem, o mesmo ocorre nas empresas, em que não se trabalha mais em prol do bom funcionamento, mas do melhor cargo, da melhor reputação e do melhor partido. Hoje se vive de aparências.Está cada vez mais difícil conhecer o íntimo das pessoas. Entender o que elas realmente pensam e sentem. As palavras estão perdendo cada vez mais o seu valor (ouso dizer que daqui a um tempo não valerão mais nada!).No mundo de hoje, as pessoas fecham os olhos para as injustiças e, aqueles que sofrem com elas, nada fazem para mudar. Ninguém luta por causas sociais, apenas por causas próprias.O ser humano tem se mostrado o ser mais desumano que eu conheço!

Sinto saudades de confiar sem desconfiar... De fazer amigos de verdade, tão leais quanto os que eu conhecia quando criança. Sinto falta de dar uma informação pra um motorista perdido, sem medo do seqüestro relâmpago. De olhar nos olhos de alguém e enxergar bem mais que parte de um rosto, mas parte de sua personalidade.

Agora, mamãe, o mundo é outro!
E coração, é mesmo terra onde ninguém pisa!

14 comentários:

Caroline disse...

Esse é um dos chavões mais certeiros que existem.

Terra onde ngm pisa, pq é terra desconhecida, onde o solo, não conhecemos bem.

Vai pisar em areia movediça!

bjs

Giovani Iemini disse...

oi.
escreva para maobranca@gmail.com
[]s

Gabriel F. disse...

oi,quanto tempo q eu não comento aq..
gostei do texto mesm..
e concordo plenamente
bjs

Luiz Carlos Reis disse...

Meu anjo,
Numa sociedade hedonista e pós-moderna, onde o capitalismo espoliativo impera supremo, não haveria de ser diferente se o status não ascendesse as pessoas. Infelizmente esse imenso abismo social existente fas jus ao pragmatismo falso e moralista das sociedades ditas justas. Por outro lado não contestaria jamais a experiência de tua nobre Mãe, estas Mães abençoadas e dotadas de doutrinas espetaculares, senão o fosse que histórias, nós filhos, teríamos para contar?
Um grande abraço para tí! Fica em Paz!

Anônimo disse...

Os tempos mudam, As pessoas, os hábitos, as certezas...
Absolutamente nada é imutável.
Só nos resta nos adaptarmos e vivermos da melhor forma possível nesse furacão.
Que bom que voltou a escrever, já estava com saudades.

Beijos, menininha.

Bárbara Lemos disse...

A Lilian está de volta ao Onabru. Finalmente consegui postar. Mil perdões pela demora.
:*

Anônimo disse...

Eu tbém escutei esse conselho da minha mãe por infinitas vezes e nunca dei mta bola. Mas depois de algum tempo ele passa realmente a fazer sentido.
mto bom seu blog, parabéns.
Bjos!!!!

Anônimo disse...

Milene,

adorei a frase sobre o Coração!


Teus textos inspiram...

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.



Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Miiiiiiiii...Que gracinha você em meu blog, hehehhe.
Cadê texto novo, hum?
Saudades de ler você, menininha.

Sim,sim..40 anos, mas corpinho de 30, heheh =P

Smack!!!

Jô Beckman disse...

essa frase eu não conhecia...
beijos

Fabio Hnrq disse...

oi, tudo bem?

Entao minha mae me fala isso no mínimo a cada badalada do sino. rsrs. Sabedoria natural do 'passar do tempo'. A vida é uma faculdade, as licões são profundas, os amigos são o diploma.

Blog continua otimo!
E tu, vai vir pra FLIP?

grande abraço..

S E M P R E
P A Z

Unknown disse...

Oi milene, vc nao me conhece mas nao precisa desconfiar pode acreditar..encontrei teu blog por acaso e identifiquei-me na hora,parecia que eu que tinha escrito com a exceçao que não fiz aulas de ballet, kk. Também é isso que penso. Coração é terra onde ninguem pisa.

Parabéns pelas palavras, abraços..

allex73 disse...

Estes adjetivos que você usou são até suaves para um mundo que não merece nem mesmo nossas palavras.

O mundo que desejamos viver, é um mundo perfeito que as vezes só existe na nosse mente contrastando vorazmente com mundo que vivemos.
A força que vem de dentro capaz de mudar é o que chamamos de fé ou digamos esperança no futuro. O que não será vão se fizermos alguma coisa para mudar a realidade que nos rodeia.

Não devemos esquecer que o mundo dentro de nós transcende o material e estas pessoas estão ou são ignorantes quanto a isso elas não sabem o que é isso a única coisa que elas valorizam chama-se dinheiro e que descobrem mais tarde que não é a única moeada de valor neste mundo...

allex73 disse...

Estes adjetivos que você usou são até suaves para um mundo que não merece nem mesmo nossas palavras.

O mundo que desejamos viver, é um mundo perfeito que as vezes só existe na nosse mente contrastando vorazmente com mundo que vivemos.
A força que vem de dentro capaz de mudar é o que chamamos de fé ou digamos esperança no futuro. O que não será vão se fizermos alguma coisa para mudar a realidade que nos rodeia.

Não devemos esquecer que o mundo dentro de nós transcende o material e estas pessoas estão ou são ignorantes quanto a isso elas não sabem o que é isso a única coisa que elas valorizam chama-se dinheiro e que descobrem mais tarde que não é a única moeada de valor neste mundo...