segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Crônica - Toda grande conquista exige grandes esforços.


Acordei atrasada. Após enfrentar o trânsito e todos os outros contratempos que me apareceram, consegui chegar no trabalho. E pra começar o dia “bem”, tomei um belo esporro do patrão. Após iniciar minhas tarefas, que por sinal pareciam terem se duplicado, fui mandada ao banco no lugar de um colega que havia faltado. Saí apressada, afinal havia muito que fazer no escritório e ir ao banco naquele momento era a última coisa que eu precisava. Chegando lá, encontrei uma fila imensa, parecia o Maracanã em dia de jogo. Perdi boas horas do meu dia ali e como retribuição pelo trabalho extra, ganhei um pouco mais de trabalho! Não tardou a anoitecer, e todos os meus desejos de encerrar a noite em um Cinema, esvaíram-se. Cheguei em casa exausta. Olhei a secretária eletrônica. Havia um recado. Minha mãe dizia: - Filhinha... Que saudade estou de você! Como anda o trabalho? Espero que esteja bem. Cuide-se e nunca esqueça: Toda grande conquista exige grandes esforços. Amo você!
Tomei um banho quente, deitei no sofá por um instante e quando dei por mim já amanhecia. Levantei preguiçosamente. Demorei a acordar, os olhos mantinham-se abertos, mas a mente ainda dormia. Olhei no relógio, tinha bastante tempo. Arrumei-me devagar, preparando-me pra mais um dia. Dessa vez, cheguei no horário. O dia parecia acordar de uma incrível noite de Amor. O sol brilhava como nunca. Olhei na janela e sorri, maravilhada. Tudo à minha volta tinha vida. Desde o vendedor de pipocas na esquina, até a movimentação frenética dos carros, disputando uns com os outros um espaço nas ruas. Respirei fundo e comecei meu trabalho. Tudo fluía maravilhosamente bem. Com as horas extras do dia anterior, aproveitei pra adiantar algumas tarefas, portanto podia ficar descansada. Terminei o trabalho mais cedo. Saí à tardinha e fui caminhando até a praia. Sentei na areia e esperei o pôr do sol. Não demorou a chegar. Levantei e fui andando pra casa. O caminho era longo, mas o tempo estava a meu favor. Passei em frente a uma floricultura, parei admirada. Flores sempre me encantaram. Resolvi comprar um vasinho. Sabia que ia ser difícil cuidar. O trabalho me ocupava muito tempo. Mas o encanto era tanto, que não resisti. Entrei em casa sorrindo, olhando a minha florzinha. Era tão pequenininha ainda. Escolhi um local estratégico da casa para colocá-la, bem de frente pra porta, assim quem entrasse poderia contemplá-la. Fui dormir mais feliz este dia, sentia-me viva. Os dias que se sucederam não foram muito diferentes. A rotina diária trabalho-casa-trabalho foi interrompida com a chegada do fim de semana. Aproveitei então pra visitar um amigo. Desde nova sempre me dei melhor com os meninos em tudo. A começar no colégio e até a faculdade sempre tive facilidade de me relacionar com as pessoas, o que me garantia muitos colegas, no entanto meus amigos mesmo eram poucos e esses com certeza não competiam comigo pelo cabelo mais bonito ou o melhor namorado. Desses poucos, me sobrou um. E foi a casa dele que eu fui. Passei a tarde inteira lá. Conversamos sobre tudo. A faculdade, que ele ainda estava por terminar, sua nova namorada, as festas que ele freqüentava. E na hora de falar de mim, falei do meu trabalho. Do quão cansativo era passar o dia inteiro num escritório. Do quanto eu tinha que ralar por um salário que não chegava nem perto do que eu esperava ganhar. Mas falei também sobre como era bom sentir-me útil e aprender algo novo a cada dia. Falei dos meus colegas de trabalho, de como é bom conviver com eles. Até mesmo os mal humorados, os mal amados, e os muitos outros que sou obrigada a me relacionar me ensinam a ter paciência. Toda essa conversa me fez refletir. Olhar pra minha vida por um outro ângulo, em closer. Sem deixar passar nenhum detalhe. Cheguei então a uma conclusão. Como disse minha querida mãe, toda grande conquista exige mesmo grandes esforços, mas com persistência, paciência e muito amor, esse esforço todo nem fica tão grande assim! Já a conquista, essa sim, vem gigante. Bem do tamanho daquilo que buscamos!

6 comentários:

Thaysa Henriques disse...

Andas inspirada hein!!!

Legal! super! 1000!!

Bjs, Tha.

Anônimo disse...

amigaa!!

Adorei esse texto!

Seria bom se tudo q quisessêmos viesse fácil,porém penso que a dificuldade valoriza cada conquista.

Te Amoooo!!!

Paulo Fernando disse...

Os dias são muito instáveis. O sol que nasce com chuva; o arco-íris que aparece no meio de uma formação rochosa mal acabada ou, até mesmo, por detrás de um prédio; os pássaros voando e desenhando o céu com seus movimentos; pombos sendo atropelados por veículos que têm pressa, muita pressa...

Enfim, parar e contemplar os segundos na nossa frente, deveria ser uma constante, não uma exceção. O melhor que a vida tem a nos proporcionar são os instantes onde esquecemos do mundo e nos lembramos dos universos ao nosso redor: a areia fofa, o brisa leve, a dor cruel, o sorriso feliz e outros pleonasmos que tornam a nossa vida mais interessante...

Bjos e obrigado pelo comentário em meu blog... Comente quando quiser...

Ps: eu adoro comentários: críticas, elogios, xingamentos... para mim, o melhor que há é a interação entre as palavras, tanto de quem lê como de quem comenta.

Obs: Pense pelo lado positivo: pelo que li, vc trabalha próximo a praia! Minha vó sempre me dizia: "água com sal corrói até os maiores males"... Então, se qualquer coisa lhe chatear, tome um banho de mar... srsrsrrs

Ps2: pode comenta nos textos antigos... rsrsrs... a gente mal se conhece e eu já estou explorando... rssrsrs
Desculpas

Thiago Kuerques disse...

Caraamba! Gostei mil (pode chamar assim?). Gostei bastante do modo de carregar a narração bem leve e detalhista.

Obrigado pela visita la. Vou tentar te linkar la no meu. Beijaao
Ps: Paulo Fernando por aqui? Se conhecem?rsrs

Thiago Kuerques disse...

Opaaaa
Pode sim, claro
To ate pensando em atualizar novamente rs
Beijaaao

Anônimo disse...

Adoro ler o que você escreve ; até os textos que você faz passam sua personalidade : doce =)
Gostei mesmo Mil, parei a música pra ler !

(=

Te adoro !
Beijos Linda Linda !